segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os dois lados do cérebro: qual você usa mais?



O cérebro é divido em 2 hemisférios. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na atividade do outro.


Embora os dois hemisférios cerebrais trabalhem de maneira conjunta e complementar, existem diferenças no que se refere ao processamento dos vários tipos de estímulos sensoriais. 



Em indivíduos destros, o hemisfério direito é predominante para o processamento de informações não verbais (faces, formas geométricas, figuras espaciais e música). Este hemisfério pode ser considerado “sintetizador” enquanto que o hemisfério esquerdo é o dominante para o processamento de estímulos que tem uma conotação linguística (letras, palavras, fonemas, números). O hemisfério esquerdo também está relacionado à seriação proporcional dos movimentos (praxia), envolvendo uma coordenação sequencial e analítica de estímulos, podendo ser este hemisfério considerado “analisador”.







Hemisfério direito = sintetizador



Hemisfério esquerdo = analisador




Ambos os hemisférios estão conectados ao sistema nervoso a partir de uma conexão cruzada, assim o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o direito.



Cada um desses hemisférios tem características diferentes. Como dito acima, o lado esquerdo trabalha a linguagem, fala, lógica, números, matemática, sequência e palavras e o lado direito trabalha a rima, ritmo, música, pintura, imaginação, imagens, modelos e harmonias.


O hemisfério esquerdo vai ser sempre o mais "acadêmico", mais "estudioso" e o hemisfério direito vai ser o mais "artístico", mais "criativo".

Algumas pessoas usam mais o hemisfério esquerdo, e outras, mais o direito. O ideal é encontrar o equilíbrio, aprendendo a utilizar os dois hemisférios do cérebro e, assim, alcançar os benefícios da conciliação entre suas competências.

O fato de usarmos mais um dos lados, não nos impede de desenvolver o outro e, se o fizermos, teremos uma máquina mais capaz e completa.

Pegue uma folha de papel em branco e no centro desenhe um ponto preto (ou azul, amarelo – a cor não importa).

Olhando agora atentamente para a folha, responda: O que você está vendo?

Se você responder como a maioria das pessoas, dirá que está vendo um ponto preto.

Daí lhe pergunto: Mas com tanto espaço em branco em volta, você só consegue ver o ponto preto???

Por muitos anos as pessoas vêm sendo treinadas a pensar de forma analítica, indo do todo às partes, esmiuçando problemas, analisando-o em partes cada vez menores.


Até mesmo a educação oferecida nas escolas caminhou por esta trilha durante muito tempo. Exemplos: análise sintática, alfabetização pelo método analítico (que parte do todo e vai às partes: barriga:ba-be-bi-bo-bu; muitas vezes preocupando-se apenas com a mecânica do processo da leitura e escrita, desvinculando as palavras de seus significados e contextos – aquelas frases tolas que as crianças eram obrigadas a ler).



É como se o microscópio usado nos laboratórios de pesquisa passasse a ser uma maneira única e exclusiva de ver o mundo, generalizando-se a crença de que absolutamente tudo poderia ser compreendido e obtido por meio da análise (note-se que analisar significa decompor em partes menores, ir do todo para as partes). Tudo isso condicionou em nós uma certa maneira de olhar para o mundo, de entendê-lo e experimentá-lo.



Bom, já vimos que o raciocínio analítico é uma atividade do hemisfério esquerdo do cérebro (para os destros; para os canhotos é o hemisfério direito quem exerce este papel). O hemisfério esquerdo é aquele que percebe o ponto preto na folha (vê a parte, não o todo). Já o hemisfério direito é criativo, vê o espaço em volta, o todo, as relações que existem entre as coisas.

Por exemplo, qual a relação existente entre os elementos abaixo?

1) folha – fala – fonte – festa
2) gato – cobra – elefante – camelo
3) Brasil – Canadá – E.U.A. – Japão

(Respostas: 1) palavras começadas com f; 2) animais; 3) países.)

Quem percebe as relações, aquilo que há em comum entre as situações ou coisas, é o hemisfério direito.

Nós precisamos dos dois tipos de raciocínio, tanto o analítico (hemisfério esquerdo) como o sintético (aquele do hemisfério direito). Nenhum dos dois é melhor ou pior. Problemas acontecem quando se adota um deles de forma exclusiva ou preferencial, quando se é treinado a usar muito um deles e pouco ou nada o outro. É como a pessoa que compra um martelo e começa a tratar todas as coisas como se fossem pregos… Um martelo é um instrumento útil, mas não serve para tudo…

Também na área do comportamento humano, na tentativa de entendê-lo e explicá-lo, surgiram diversas abordagens. Muitas delas priorizaram o raciocínio analítico (dentre elas, a psicanálise de Freud, que no próprio nome- psicanálise – já contém a análise). Ela foi incorporada à nossa cultura e tornou-se comum ouvirmos as pessoas falarem em Complexo de Édipo, Superego, Freud explica, etc.

Mas o que acontece se você treinar muito um determinado tipo de habilidade e pouco ou nada outra? Por exemplo, o que aconteceria se na escola você treinasse muito a escrita mas pouco ou nada a leitura? É bastante provável que você desenvolvesse muito a primeira e pouco a segunda. O que aconteceria se você tivesse tido uma de suas mãos amarradas durante os primeiros dez anos de sua vida, usando apenas aquela que ficou livre durante todo este tempo? É possível que aquela que esteve amarrada tivesse seus músculos atrofiados, assim como movimentos e sensibilidade pouco desenvolvidos. Agora reflita: será que não ocorreu um pouco disto na educação praticada no país até bem pouco tempo atrás? Um treino maciço do pensamento lógico, das habilidades de cálculo, testes de múltipla escolha ou de completar sentenças, do pensamento vertical (hemisfério esquerdo), havendo poucas atividades que estimulassem a criatividade, a musicalidade, a intuição, as soluções originais (hemisfério direito)??

A boa notícia é que podemos treinar as habilidades do hemisfério usado com menor frequência, aquele que porventura esteja sendo sub-utilizado.

Esta é uma das propostas da Programação Neurolinguística (PNL), uma nova tecnologia acerca do comportamento humano que compara o cérebro a um computador que nos é dado sem o manual do usuário. Nossos comportamentos, hábitos e habilidades são como “programas” que usamos em nosso cérebro. A PNL aparece então neste contexto como o “manual do usuário” deste nosso “computador mental”, ensinando-nos que é possível nos reprogramarmos e ainda adquirirmos novos e melhores programas. Desta forma, poderemos utilizar plenamente nosso potencial (nosso cérebro, nosso pensamento vertical e lateral, nossa linguagem) e assim atingirmos nossos objetivos nas mais variadas áreas de nossas vidas: afetiva, profissional, social, etc. Poderemos acessar em nós habilidades de ambos os hemisférios cerebrais, poderemos descobrir recursos que sempre estiveram em nós mas que antes não sabíamos utilizar (como programas instalados em nosso computador, há muitos anos, mas que nunca antes houvessem sido acessados por nós).

Agora, para verificar se o seu hemisfério direito é mais desenvolvido ou não, faça o seguinte exercício:

1º) Pegue um relógio que marque os segundos.
2º) Observe atentamente a figura abaixo e procure a cabeça de um homem no meio dos grãos de café.
3º) Assim que achá-lo, marque quantos tempo você demorou para encontrá-lo.
4º) Somente abaixo você verá a resposta. Seja honesto!


.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


Médicos concluíram que:

Se você encontrar o homem na foto em 3 segundos, o lado direito do seu cérebro é mais desenvolvido que o da maioria das pessoas.

Se você achar o homem na foto entre 3 segundos e 1 minuto, então o lado direito do seu cérebro é considerado normal.

Se você achar entre 1 minuto e 3 minutos, então o lado direito do seu cérebro está com o funcionamento retardado e você precisa comer mais proteínas!

Agora, se você não encontrou homem algum depois de 3 minutos, o lado direito do seu cérebro está uma zona total e você precisa exercitar para "fortalecer" este lado cerebral.

O homem realmente está no meio dos grãos. Se precisar, tente mais uma vez!

.


.


.


.


.


.




Veja o local exato onde o homem está escondido:


Interessante, não?

A dominância hemisférica é determinada pela localização do centro de linguagem; ela pode ser determinada pelo Teste de Wada por ocasião de ato neurocirúrgico e, na prática clínica diária, estimada pelo inventário de lateralidade. Em 95% dos destros e 65% dos canhotos (a maioria, portanto) o hemisfério dominante é o esquerdo. Os canhotos tendem a ser menos "lateralizados", isto é, têm menor grau de especialização dos hemisférios.

O hemisfério esquerdo tende a ser mais volumoso, diferença esta por conta das áreas de linguagem (plano temporal). Há diferenças quanto à neurotransmissão e também quanto à organização: enquanto no hemisfério esquerdo (HE) existe uma organização integrada, com áreas especializadas ("centros"), no hemisfério direito (HD) parecem existir "redes", mas não "centros". Isto justificaria o fato de lesões em diferentes áreas e, mesmo de diferentes proporções no HD, cursarem com déficits muito semelhantes.

Os destros têm o hemisfério esquerdo bem mais volumoso do que o direito, enquanto que nos canhotos não há muita diferença. Dentro do útero se vê diferenças entre as artérias que irrigam os hemisférios do cérebro. 

Crenças e superstições:

As roupas de homens e mulheres são abotoados de lados contrários. Segundo Fincher (1977), o costume veio do período Vitoriano, quando uma mulher nobre era usualmente vestida por sua empregada, e pelo fato das empregadas serem geralmente destras, era mais fácil para elas, abotoarem da esquerda para direita. Ao contrário, um nobre senhor usualmente se vestia sozinho e não precisava de ajuda para fechar os botões.

As alianças de casamento são usadas no terceiro dedo da mão esquerda. No início, os egípcios acreditava que a Vena amoris (veia do amor) ia do terceiro dedo da mão esquerda para o coração e por isso colocavam o anel de casamento neste dedo que proveria uma relação mais próxima com o coração da pessoa.

Chineses e europeus acreditam que se alguma pálpebra esquerda for arrancada algo muito ruim acontecerá, e algo bom irá acontecer quando alguém arrancar uma pálpebra direita.

Os irlandeses acreditam que quando você está numa viagem e vê três pegas ou pica-pica (uma espécie de corvo) na sua esquerda, você estará com azar. Dois pegas na sua direita, porém, significa sorte. Você terá um ano inteiro de sorte quando você ouvir um cuco na sua direita.

Se sua palma direita coçar, você ira receber algum dinheiro; se sua palma esquerda coçar, você perderá dinheiro. Esta superstição pode ser encontrada na Europa, América, algumas partes da África, e entre alguns ciganos.

Quando você entrar numa casa da Escócia e pisar primeiro com o pé esquerdo você estará trazendo demônio ou mal azar para dentro de casa. Esta é o famoso costume "primeiro passo" que pode ser encontrado na Europa.

Esquimós acreditam que todos os canhotos sejam poderosos feiticeiros.

Em Marrocos canhotos são considerados como demônios ou pessoas malvadas.

No passado (talvez isto continue se manifestando nos dias atuais), todos judaicos tinham que estar longe de algum dos "cem defeitos físicos" listados por Maimonides. Inclui-se na lista cegos, mancos, anões, etc... e canhotos.

No budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (o estado de purificação e salvação) se divide em duas partes. Um é o caminho da mão esquerda que é o jeito errado de se viver, e que as pessoas deveriam evitar e seguir o caminho da mão direita porque este é o caminho digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, as pessoas são proibidas de comer com sua mão canhota porque isto é considerado sujo – literalmente. As pessoas destes países certa vez já usaram a mão esquerda para limpar o corpo depois de defecarem, uma vez que o papel higiênico é uma invenção recente. Esta restrição é um jeito fácil de se destinguir a mão suja da mão com que se deve comer (eles usam a mão para comer) para propostas higiênica.

No Irã, os ladrões capturados têm suas mão direitas decepadas como punição. O motivo é simples: sem a mão direita, o ladrão precisa usar a esquerda. Usar a mão esquerda, no Irã, é considerada uma atitude desonrosa. Essa mão é usada apenas para fazer higiene anal.

O preconceito destro está em todos os lugares como superstição e herança de costume: fazer o sinal da cruz com a mão direita, entrar em casa no Ano Novo com o pé direito, quando alguém está infeliz dizemos que ele acordou com o pé esquerdo.

Canhotos:

Observando os desenhos de mãos, feitos pelos homens das cavernas, notou-se que a grande maioria das mãos desenhadas eram a esquerda, o que leva à conclusão que foram desenhadas pela mão direita. Mesmo nessa época já havia uma tendência maior para as pessoas serem destras em vez de canhotas. Nos animais, a porcentagem de canhotos e destros é igual.

De acordo com os estudos citados por Springer e Deutsch, os pais, sendo ambos destros, tendem a gerar 2% de filhos canhotos; entre os pais canhotos e destros 17% dos filhos são canhotos e quando os pais são ambos canhotos a chance dos filhos serem igualmente canhotos é de 46%. Na população, de um modo geral, 10% são canhotos. No caso dos gêmeos essa porcentagem dobra: 20% deles são canhotos e têm maior incidência de problemas neurológicos, talvez devido à situação de desconforto causada pelo pequeno espaço no útero.

Estudos recentes sugerem uma interessante correlação entre lateralidade e sistema imunológico. Os doutores Norman Geschwind e Albert Galaburda, em suas pesquisas, chegaram à conclusão que, entre os canhotos, há um maior índice de certos problemas imunológicos. Em cinco dentre oito doenças imunológicas, o número de canhotos era bem maior do que o da população em geral. Eles supõem que o fato seja devido à presença de testosterona no desenvolvimento fetal que diminuiria o aprimoramento do hemisfério esquerdo, favorecendo o desenvolvimento do hemisfério direito. Como a testosterona atinge fetos de ambos os sexos, tendo uma menor atuação no feto feminino, isso explicaria a maior incidência de canhotos e deficientes de linguagem e cognição na população masculina.

Na maioria dos canhotos os hemisférios cerebrais funcionam da mesma forma que os das pessoas que preferem o uso da mão direita. Somente 4% dos canhotos têm as funções dos lobos cerebrais invertidas e menos de 1% dos destros têm as posições do criar e do recordar invertidas.

Existem pessoas que, ao escrever, colocam a mão numa posição invertida, com o polegar voltado para baixo. Nesses indivíduos a função da fala está no hemisfério do lado da mão que escreve. Se é canhoto a fala está no lado esquerdo; se é destro, a fala está no lado direito do cérebro. Isto facilita, de certa forma, a identificação do hemisfério que rege os mecanismos da linguagem, assim como qual deles está dirigindo o aspecto criativo.

São poucos os canhotos que escrevem com postura normal. Springer e Deutsch, analisando este assunto, dizem o seguinte: 

"Em um estudo medindo a quantidade de atividade alfa em cada hemisfério, canhotos com postura normal mostraram mais envolvimento de áreas visuais do hemisfério direito durante tarefas de leitura e escrita do que os invertidos. Não foram encontradas diferenças quando os indivíduos eram solicitados a falar ou escutar material verbal."

É interessante essa informação, pois leva a crer que os canhotos que escrevem numa posição normal utilizam os dois hemisférios para atividades de linguagem, o que lhes dá maior agilidade mental e melhor aproveitamento de suas faculdades. Jerre Levy notou que muitos canhotos tinham habilidade linguística nos dois hemisférios, levando-a a pensar que as funções espaço-visuais eram menos desenvolvidas pelo fato do hemisfério direito estar com determinada área ocupada pela habilidade linguística. Essa hipótese foi comprovada através de experiências.

Alguns pesquisadores chegaram a pensar que a função linguística, sendo distribuída mais bilateralmente nos canhotos, os dotavam de habilidades superiores, tornando-os mais criativos.

É certo, porém, que um maior e mais equitativo aproveitamento das funções dos dois hemisférios, seja entre canhotos ou destros, leva o indivíduo a ser mais imaginativo, mais capaz de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia, a perceber e compreender o que o cerca, além de desenvolver habilidades e potencialidades que estão latentes no ser humano. Algumas pessoas que desejam aprender a desenhar, pensam que, pelo fato de utilizarem a mão esquerda vão ser capazes de desenhar bem. Aprender a desenhar é aprender a ver e a criar. 

Essas condições não se desenvolvem mudando de mão e sim desenvolvendo características próprias. Existem excelentes pintores que trabalham com os pés, com a boca e com as duas mãos. Aprendendo a ver, a perceber traços e formas, consegue-se desenhar bem.


Fonte: diversos sites e artigos, encontrados na net


8 comentários:

Daniele Rossi disse...

Boa tarde.
A respeito do teste do grão de café, gostaria de saber qual a raiz cientifica deste estudo, quero dizer, como se chegou a esta conclusão de tempo/hemisfério?
E, que teste leva a "avaliar" o funcionamento do lado esquerdo?

Parabéns pelo conteúdo do blog.

3õ Namastê.

Milena Nicolas disse...

Olá Daniele, Namastê...

Então, a respeito do teste do grão de café, também conhecido como "hidden face" ou "man in the coffee beans", não há uma confirmação científica, pois se trata mais de eRumor (um rumor de internet). Essa imagem dos grãos de café, com o rosto escondido, foi feita para um site de manipulação de imagens, via photoshop, chamado Worth 1000 e se chama Sweet Caffeine.

Ela circulou na net por um tempo e há rumores de que está sendo usada como teste psicossocial, nos E.U.A., como os testes de Rorschach etc...Mas, novamente, podem ser apenas rumores.

Eu a postei, por achá-la interessante e por conhecer outros testes neurológicos similares. Acho que pode ter algum fundamento sim, mas realmente não saberia dizer se a questão do tempo procede. Mas, vale pela diversão, pelo menos...

Quanto à avaliação do funcionamento do lado esquerdo, não conheço nenhum teste específico para ele, mas há diversos testes para descobrir qual dos hemisférios é predominante no seu cérebro...

Seguem alguns links interessantes para esse fim:

http://www.balanceamentocerebral.com/pagina.php?cat=48&lang=br
http://www.web-us.com/brain/braindominance.htm
http://www.ipn.at/ipn.asp?BHX
http://frank.mtsu.edu/~studskl/hd/hemispheric_dominance.html

Bom, espero ter ajudado, de alguma forma.

Obrigada por visitar o blog,

Milena

Marineide Dan Ribeiro disse...

Muito interessante mesmo!!!
Tô adorando ler seus posts!!!

Beijo da mamis

Daniele Rossi disse...

Grata pelos esclarecimentos, o conteúdo do blog é interessante e serve para meu trabalho, seguirei a consultá-lo e caso necessite perguntarei outra vez, ok?

Bem, enquanto eu estudava, conheci o mundo de Keleman (http://www.psicologiaformativa.com.br/psicologiaformativa/Stanley_Keleman.aspx), vc o conhece?
Talvez se interesse, ele fala da anatomia emocional, uma analise profunda entre músculos, memórias, emoções, movimentos, formas que assumimos dentre as camadas internas do nosso corpo.

Um delicado abraço, sucesso para o blog, quando quiser, faça-me uma visita.

www.hilarionterapiayoga.blogspot.com

Namastê.

Milena Nicolas disse...

Oi Daniele, bom dia..

Fico feliz que o blog lhe seja útil, de alguma forma.

Fique à vontade para perguntar o que quiser. Tentarei sempre responder às suas perguntas.

Eu não conheço Keleman, mas já tinha ouvido falar. Já salvei o site entre meus favoritos e hoje lerei.

Acessei o seu blog também e fiquei encantada. Já o recomendei, no facebook.

Luz, paz e um grande abraço pra ti,

Milena

Daniele Rossi disse...

O Keleman é incrível, principalmente pela linguagem que ele usa e pelas imagens que ele mesmo criou, sobre nossos padrões internos.
O nome do seu livro é: Anatomia Emocional - Recomendo!

Gratidão pelo carinho.

Gotas de luz, namastê.

Unknown disse...

Eu gostaria de saber se a direção dos olhos enquanto processamos pensamentos tanto do lado direito quanto o da esquerda pode ter uma relação?
Fiz essa pergunta porque sempre que estou tendo pesamentos criativos meus olhos se guiam para o lado direito e criei esse ideologia mais não sei se é construtiva.
Ótimo post,parabéns.

Milena Nicolas disse...

Olá Jônata,

sua pergunta é muito pertinente e você tem razão em questionar a relação entre a direção dos olhos com o pensamento.

Basicamente, existe a seguinte crença, baseada em neurolinguística e linguística comportamental:

Olhar acima e à esquerda: imagens constuídas visualmente.
Olhar acima e à direita: imagens recordadas visualmente.
Olhar à esquerda: imagens criadas pelo ouvido.
Olhar à direita: imagens lembradas com o ouvido.
Olhar abaixo à esquerda: ligado aos sentimentos.
Olhar abaixo à direita: diálogo interno, você está pensando consigo mesmo.
Olhar abaixo: vergonha.

Com certeza há relação entre a direção do olhar e a lateralização do cérebro. Mas é um assunto extenso.

Você me deu uma boa ideia para um futuro post. Escreverei sobre o assunto.

Seguem abaixo alguns links, nos quais poderá entender melhor sobre esse tema.

http://www.bibliomed.com.br/news/index/3644/browse/direcao-do-olhar-tem-influencia-sobre-o-cerebro-diz-pesquisa.html

http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes0999.asp

http://www.possibilidades.com.br/recursos/pnl.asp

http://pt.scribd.com/doc/375826/PNL-PROGRAMACAO-NEUROLINGUISTICA-Portugues


Abraços,

Milena

Quem sou eu

Minha foto
Insanamente louca por tudo que envolve a relação linguagem-cérebro-mente.... Apaixonada esposa de Rafael, estudante do último ano de Medicina e futuro Médico da Família.. Residente em Cuiabá-MT, desde 2007, onde conclui minha graduação em Letras/Inglês, na UFMT, em 2011.. Orgulhosa filha de Marineide Dan Ribeiro, mais conhecida como Márcia ou Grega.. Futura mestranda da UNICAMP/Campinas-SP...

Visitas

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página