sábado, 28 de abril de 2012

Áreas de Wernicke e Broca

Córtex Cerebral
Funções:
  • Pensamento
  • Movimento voluntário 
  • Linguagem
  • Julgamento
  • Percepção



















Em 1861, Pierre Paul Broca (1824-1880), neurologista francês, acreditava no princípio da localização, realizando muitas pesquisas com seus pacientes.

No ano de 1863, Broca publica um artigo com pesquisas de oito pacientes, nos quais a linguagem estaria comprometida por lesão no lobo frontal do hemisfério esquerdo. Já em 1864, devido muitos casos parecidos, juntamente com fala não comprometida por lesões no hemisfério direito, fez com que a expressão da linguagem fosse designada ao hemisfério esquerdo.



Em 1874, o neurologista alemão Carl Wernicke (1848-1905) descobriu uma área similar no lobo temporal esquerdo, entre o córtex auditivo e o giro angular, que lesionada também ocasionaria déficit sensorial na linguagem. Isto é, o paciente seria incapaz de reconhecer palavras faladas, mesmo se a audição estivesse intacta.



Wernicke e outros pesquisadores acreditavam que essa área, posteriormente chamada de área de Wernicke, teria interconexões pelo sistema de fibras da área de Broca, formando um sistema complexo responsável pela compreensão e pela fala.










No entanto, a parte do cérebro humano que processa a fala encontra-se localizada em lugar diferente do que se pensava.

Durante muito tempo, acreditava-se que a área de Wernicke estivesse situada na parte posterior do córtex cerebral, atrás do córtex auditivo, que processa os sons.


Iain DeWitt, um dos principais autores do estudo disse que já haviam despertado para esta nova descoberta, desde que foi possível realizar imagens cerebrais no começo dos anos 90. "A maioria dos especialistas em imagens cerebrais se recusava a contradizer um século de conhecimentos com base no que então era uma metodologia relativamente nova", disse. 


De acordo com um estudo americano publicado em 30/01/2012, a área responsável pela compreensão da fala e da linguagem escrita na verdade está situada a 3 centímetros de distância do local em que os livros de medicina atuais apontam, esta matéria foi divulgada na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS) levando os cientistas a destacarem a necessidade de atualizar os textos médicos. 


Sendo o resultado do estudo científico realizado pelo Centro Médico da Universidade de Georgetown, em Washington, para chegar a esta conclusão Josef Rauschecker, principal autor do estudo, e seus colegas basearam a pesquisa em 115 estudos prévios que pesquisaram a percepção da fala e já usavam imagens de ressonância magnética (IMR) ou tomografias por emissão de pósitrons (PET em sua sigla em inglês). 



Uma análise das imagens cerebrais do estudo mostrou a nova localização da área de Wernicke, dando uma nova perspectiva para tratar os pacientes que sofrem de dano cerebral ou embolia. 


A descoberta oferece ainda inquietantes dúvidas sobre as origens da linguagem dos humanos e dos primatas, cuja zona cerebral de processamento da linguagem se situa na mesma zona do que a nova área de Wernicke dos humanos. "Estas descobertas sugerem que a arquitetura e o processamento entre as duas espécies é mais similar do que as pessoas acreditavam", disse Rauschecker.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Insanamente louca por tudo que envolve a relação linguagem-cérebro-mente.... Apaixonada esposa de Rafael, estudante do último ano de Medicina e futuro Médico da Família.. Residente em Cuiabá-MT, desde 2007, onde conclui minha graduação em Letras/Inglês, na UFMT, em 2011.. Orgulhosa filha de Marineide Dan Ribeiro, mais conhecida como Márcia ou Grega.. Futura mestranda da UNICAMP/Campinas-SP...

Visitas

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página